blog

Bere che te fa bene!!

Ir a Itália e não tomar um espresso é impossível. Nós passeamos por lá no mês passado e visitamos milhares de cafeterias, das mais tradicionais às modernosas do país. E praticamente todas nos serviram um espresso curtérrimo preparado com grãos da espécie robusta. Isso não é muita novidade mas, vale contar sobre nossa visita a uma cafeteria e torrefaçao bem tradicional de Roma, a Sant Eustachio Café. Esta cafeteria foi uma indicação do barista Luciano Salomão que passou uma temporada por lá. Passamos uma tarde muito agradável com o Roberto Ricci, o proprietário do Sant Estachio desde 1999. Provamos diversos cafés e conversamos bastante.

Bere che te fa bene

Fernanda e Gabriela Fagundes

Os produtos da Sant Eustachio

Os produtos da Sant Eustachio

Fernanda Fagundes na torrefaçao

Fernanda Fagundes na torrefaçao

 

A Sant Esutachio foi fundada em 1938. Naquela época, ir até a torrefacao comprar seu próprio café era um hábito comum de todos os italianos, assim como ir à padaria comprar o pão ou a quitanda comprar frutas e legumes. Esse hábito mudou quando começaram a surgir as grandes redes de Super Mercados pelo país que facilitaram a vida da dona de casa unindo todos os produtos num único local. Mas ainda existem aqueles italianos amantes de café que não deixam de comprar seus grãos fresquinhos de café na Eustachio.

Os cafés de lá são torrados num torrefador à lenha, datado de 1958, que fica bem nos fundos da cafeteria. Lá mesmo que Roberto estoca os mais diferentes cafés que compra pelo mundo afora. Dando destaque também, claro, para os nossos deliciosos grãos brasileiros. E nossa primeira pergunta a ele foi: “De onde vem o blend da casa?”. Ele nos olhou bem e disse firme e orgulhoso: “Secredo absoluto! Nossa ‘miscela’ é secreta!”. Outro segredinho da casa é a bebida a base de café chamanda Grand Caffé, muito gostoso.

Café Granata. Um tipo de "raspadinha" de café típica da Itália.

Café Granata. Um tipo de “raspadinha” de café típica da Itália.

O “Grand Caffè” é a especialidade da casa.

 

Nosso Grand Finale foi um espresso da Nicaragua deliciosamente equilibrado, preparado pelo Roberto! Redondinho, redondinho!

Obrigada Ricci pela querida recepção e bom papo sobre café!

Quem quiser saber mais sobre a Sant Eustachio acesse o site: http://www.santeustachioilcaffe.it/



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *