blog

Café, uma bebida natural e saudável.

Vitale Cafe-38

Por muito tempo o café era taxado como o vilão da saúde. Porém, graças a estudos científicos sobre o grão, muitas pesquisas comprovaram excelentes benefícios do café para a nossa saúde e desmistificaram muitos mitos que envolviam a bebida.

De acordo com o programa Café e Saúde da Abic ( Associação Brasileira da Indústria de Café), coordenado pelo professor Darcy Roberto Lima, Ph.D em Medicina pela Universidade de Londres, pode-se derrubar mitos que diziam que o café era inimigo do cálcio no corpo e de pessoas com doenças coronárias, por exemplo. Além disso, as pesquisas demonstraram a contribuição do café no bom rendimento de atletas e na prevenção do diabetes tipo II.

Sabe-se atualmente que o grão de café, além da já conhecida cafeína, contém diversos componentes benéficos para o organismo como: aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Entre o mais significativo componente em termos de saúde, estão os antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.

Segundo o professor Darcy Roberto Lima o café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico).

Para os praticantes de esportes a notícia é boa! Entre os benefícios da cafeína aos praticantes de esporte também estão o aumento do estado de alerta do cérebro, a melhora no funcionamento do coração, o retardamento da fadiga e a elevação dos níveis de cálcio nos músculos.

Os estudos da Embrapa, em parceria com a Abic, recomendam de 3 a 4 doses de café por dia. Mas, fique ligado na qualidade do seu café. Se possível, consuma caƒés que contenham grãos selecionados, certificados e com procedência garantida. Além de fazer bem a sua saúde um café de qualidade pode te levar para um mundo de descobertas de sabores e aromas surpreendente.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *