blog

Certificação Rainforest Alliance

Sabe aquele dia que você acorda querendo mudar o mundo? Foi num dia desses que criamos coragem e encaramos a certificação Rainforest Alliance para as nossas duas fazendas. É claro que não mudamos o mundo com essa atitude mas, movemos uns grãozinhos do bem ou melhor, plantamos uns grãozinhos do bem! Isso com certeza!

Nossa missão sempre foi, e sempre será, a de produzir um café que agregue altíssima qualidade e equilíbrio com o meio ambiente. E foi exatamente por isso que nos identificamos tanto com a filosofia do Rainforest Alliance™ .

A Rainforest Alliance é uma organização internacional sem fins lucrativos com experiência de mais de 25 anos no desenvolvimento e promoção de padrões sustentáveis na agricultura, silvicultura e turismo. Estas normas protegem o meio ambiente e promovem o bem-estar dos trabalhadores, suas famílias e suas comunidades.

Para que entenda melhor sobre essa nova certificação, segue uma explicação mais detalhada do que se refere:

Certificação Rainforest Alliance

Uma fazenda certificada pelo Rainforest Alliance significa:

Menos poluição da água e todas as fontes (pesticidas e fertilizantes, sedimentos, águas residuárias, lixo, combustíveis e outros) são controlados.

Menos erosão do solo, pois as fazendas implementam práticas de conservação do solo, como o plantio em curvas de nível e manutenção de cobertura do solo.

Ameaças reduzidas para o ambiente e a saúde humana porque há proibição dos pesticidas mais perigosos; além de que todo o uso de agroquímicos é estritamente regulado. Os agricultores devem usar controles mecânicos e biológicos de pragas sempre que possível e nos esforçamos para reduzir tanto a toxicidade e a quantidade de produtos químicos utilizados.

Vida selvagem protegida já que não há desmatamento, as margens dos rios são protegidas com zonas de amortecimento, ecossistemas críticos como as zonas húmidas são preservados e manchas florestais existentes nas fazendas são preservados.

Menos desperdício porque os produtos da fazenda, como talos de banana, polpa de café e folha sem mercado são tratados e devolvidos aos campos como fertilizantes naturais. Outros resíduos como plásticos, vidro e metais são reciclados sempre que possível.

Menos água utilizada, como medidas de conservação de água são aplicados em estações de lavagem e embalagem, áreas de habitação e sistemas de irrigação.

Gestão mais eficaz do patrimônio já que o programa de certificação ajuda os agricultores a organizar, planejar, melhorias de programação, implementação de melhores práticas, identificar problemas e monitorar o progresso.

Melhora as condições para os trabalhadores agrícolas pois todos os trabalhadores das fazendas estão recebendo salários justos, habitação decente, água, instalações sanitárias e uma área de local de trabalho seguro e saudável. Os trabalhadores e as suas famílias têm acesso a escolas, sistemas de saúde, transporte e treinamento.

Mais colaboração entre agricultores e ambientalistas. Em si, as áreas protegidas não podem salvar a biodiversidade do mundo; temos de garantir que a flora e a fauna encontram refúgio fora. já que os agricultores controlam o destino de grande parte da terra e habitats críticos, as suas ideias e participação são essenciais em qualquer estratégia para a conservação local ou regional.

Para saber mais sobre a Rainforest Alliance, visite o site.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *