blog

O Vitale, o Sapinho e o Selo

Você já reparou nesse sapinho que temos nas nossas embalagens? Não está ali à toa.

^4EA867EBFFAA33A0FE0A8739A074DA6BCC99AB20B735BAA269^pimgpsh_fullsize_distr

Ele significa que escolhemos fazer a nossa parte por um mundo melhor. Que escolhemos fazer com cuidado, dedicação e preocupação com todos os envolvidos em cada etapa da cadeia Vitale – trabalhador, comunidade, meio ambiente, produto final. Que desde o plantio em nossas fazendas até o pacote que chega na suas mãos seguimos práticas sustentáveis e conscientes que impactam diretamente na qualidade do nosso café e também no nosso planeta.

05_07 (2)

 

Ter o sapinho significa que somos um café Rainforest Alliance, uma organização internacional sem fins lucrativos que há mais de 25 anos promove, acompanha e certifica padrões sustentáveis na agricultura, silvicultura e turismo. Quem tem esse selo segue normas que protegem o meio ambiente e promovem o bem-estar dos trabalhadores, suas famílias e suas comunidades.

certicado

E você, ao escolher o Vitale, também faz parte e fortalece essa rede. Porque, no final das contas, são nossas escolhas que fazem a diferença no planeta.

Além do selo

Na prática, é isso o que a Rainforest Alliance garante:

Menos poluição da água e todas as fontes (pesticidas e fertilizantes, sedimentos, águas residuárias, lixo, combustíveis e outros) são controladas.

Erosões controladas, pois as fazendas têm práticas de conservação do solo, como o plantio em curvas de nível e manutenção de cobertura.

Ameaças reduzidas para o ambiente e a saúde humana porque são proibidos os pesticidas mais perigosos e o uso de agroquímicos é estritamente regulado.

Vida selvagem protegida. Não há desmatamento, as margens dos rios têm zonas de amortecimento, e ainda preservamos os ecossistemas críticos (como as zonas úmidas) e as manchas florestais nas fazendas.

Menor desperdício porque os produtos da fazenda, como talos de banana, polpa de café e folha sem mercado, são tratados e devolvidos aos campos como fertilizantes naturais. Outros resíduos (plásticos, vidro, metais e outros) são reciclados sempre que possível.

Menos água é usada com medidas de conservação nas estações de lavagem e embalagem, áreas de habitação e sistemas de irrigação.

Gestão mais eficiente do patrimônio com o programa de certificação que ajuda o agricultor a organizar, planejar e implementar melhores práticas, identificar problemas e monitorar o progresso.

Melhores condições para os trabalhadores agrícolas, pois todos nas fazendas recebem salários justos, habitação decente, água, instalações sanitárias e uma área de local de trabalho seguro e saudável. Eles e suas famílias têm acesso a escolas, sistemas de saúde, transporte e treinamento.

Colaboração entre agricultores e ambientalistas que garante a conservação da biodiversidade local ou regional.

Para saber mais sobre a Rainforest Alliance, visite o site: https://www.rainforest-alliance.org/



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *