blog

Vida longa ao café

borra VR
Você prepara o café, você toma o café, você fica feliz com o café. E é só isso? Não, não acaba por aí, você pode dar continuidade ao ciclo reaproveitando a borra que sobrou. Borra é aquele pozinho molhado que fica no coador ou na máquina depois que a bebida está pronta, sabe? Então, você pode simplesmente jogar isso fora ou pode usar para outros fins úteis e ecologicamente corretos no seu dia.

_Dá para fertilizar o solo, o jardim, as plantinhas de casa… Porque a borra contém carbono, nitrogênio e matéria orgânica, ou seja, um ótimo fertilizante. Tem algumas formas para fazer isso. Uma dela sé misturar 100g de borra com um litro de água e colocar na terra. Mas se a ideia é um fertilizante mais intenso e eficaz, você pode misturar com outros elementos, como casca de frutas, legumes e ovos triturados, deixar fermentar por uns 60 dias e, aí sim, colocar no solo. Ou simplesmente jogar um pouco da borra na base das plantas, e aí você ganha um produto dois em um – além de fertilizar, a borra age como repelente de alguns tipos de larvas, caracóis e lesmas, elimina bactérias e outros microorganismos prejudiciais ao solo. O jardim ou o vaso ainda estão sem plantas, mas vão receber mudas em breve? Também dá para preparar e enriquecer a terra coma borra. Misture os dois em uma proporção de 50/50 e pronto – mas espere 60 dias para plantar alguma semente ou vegetal, ok?

_A borra neutraliza odores. O mesmo nitrogênio que ajuda no solo também ajuda no ar. É ele o responsável por eliminar o gás sulfúrico responsável pelo cheiro ruim. Faça assim: deixe a borra secar ao sol e aí é só escolher o lugar onde precisa de um cheirinho melhor. Sabe quando os alimentos deixam cheiro na geladeira ou no freezer? Então, funciona lá, nos sapatos, na mala de ginástica, no assento do carro… Ou onde estiver precisando. Só evite colocar no quarto porque o cheiro é estimulante e pode atrapalhar o sono. Tem algumas pessoas, inclusive, que deixam na cozinha e esfregam nas mãos depois de mexer em alho ou cebola.

_A borra é um pó escuro que faz a maior sujeira… mas com um super poder de limpeza, sabia? Por ser uma substância abrasiva, dá um ótimo produto de limpeza. E o melhor: natural e, de quebra, com ação antibacteriana e antivirai. Vale para a pia da cozinha, panelas com aquela sujeira mais difícil e até limpar grelhas. Mas atenção, cuidado se o material for poroso porque pode provocar manchas marrons.

_Dá para levar a borra da cozinha para o banheiro e usar para esfoliar a pele. Isso porque sua partículas são grossas e, quando aplicadas e massageadas na pele, ajudam a remover a sujeira e as células mortas da superfície. Para isso, misture com um pouco de água ou óleo de coco antes de aplicar no corpo ou no rosto, com movimentos suaves sempre.

_Também ajuda a dar um tapa em móveis de madeira riscados. não resolve 100%, mas ameniza o estrago. É só fazer uma pasta grossa com borra de café e água, esfregar no arranhão com um cotonete e deixar ali por cinco a dez minutos. Finalize com um pano de algodão para limpar e pronto, o problema está disfarçado.

Essas informações e outras complementares estão no site ecycle https://www.ecycle.com.br/1414-borra-de-cafe



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *